Cistos Ovarianos

O cisto do ovário é uma estrutura de conteúdo líquido encontrada no ovário e geralmente está relacionada a ovulação mensal pelos hormônios ovarianos. São chamados de folículos ovarianos os cistos que se desenvolvem durante a ovulação e apresentam no seu interior o óvulo que será expulso na rotura de folículo na ovulação normal mensal (aproximadamente no 14 dia do ciclo menstrual). Este cisto alcança a medida de 2 a 3 cm. Após a ovulação o cisto regride e é chamado de cisto lúteo ovulatório (corpo lúteo), podendo causar dor durante a sua rotura ovulatória e derramar o líquido do seu interior na pelve, podendo ocorrer sangramento, com dor pélvica, distensão abdominal podendo apresentar grande intensidade, porém a maioria regride espontaneamente, sem necessidade de tratamento cirúrgico, apenas a necessidade de analgésicos.

Em certas pacientes, principalmente com a presença de ovários polimicrocísticos ou estímulo ovulatórios por tratamento de reprodução assistida pode desenvolver cistos hemorrágicos causados pelo acúmulo de sangue no interior do cisto ovariano após a sua rotura, este na maioria dos casos também regridem espontaneamente após uso de analgésico, apresentando apenas risco de torção ovariana quando cistos muito volumosos maiores de 5 cm. Podem ser tratados por punção aspirativa guiada por ultrassonografia e em último caso cirurgia videolaparoscópica, lembrando que existe a possibilidade da extração de todo o ovário.

Cistos ovarianos simples, de conteúdo líquido, sem suspeita de malignidade são muito comuns na fase da adolescência e na fase do climatério/menopausa, causam distúrbios menstruais e o tratamento com hormônios orais levam a sua regressão, raramente necessitam punção aspirativa ou cirurgia videolaparoscópica. A sua regressão espontânea geralmente ocorre entre 1 e 3 meses.

Outros cistos ovarianos

Cisto Dermoide ou Teratoma: cistos que podem conter tecido de cabelo, dente, pele e raramente evoluem para câncer. Não necessita tratamento, apenas acompanhamento com ultrassonografia transvaginal anual.

Cistoadenoma: cisto que se desenvolve do tecido ovariano não maligno. Tratado por aspiração guiada por ultrassonografia quando volumoso (>5 cm), ou videolaparoscopia.

Endometrioma: cisto com conteúdo espesso e com aderências pélvicas, tratado com medicamentos ou videolaparoscopia quando volumoso (> 5 cm).

Hidrossalpinge: cisto que se desenvolve nas trompas e se confunde muito com cisto ovariano pela sua localização junto ao ovário. Não existe malignização e ocorre após infecções da pelve ou cirurgias pélvicas prévias (endometriose, ligadura das trompas, cirurgia da retirada do útero, histerectomia total sem extração das trompas). A ultrassonografia transvaginal com Doppler colorido diagnostica imagem típica cística tubular, alongada, junto ao ovário normal, de conteúdo interno homogêneo, livre de alterações, sem fluxo vascular.

Cistos com suspeita de Câncer - malignidade: são aqueles que ocorrem geralmente após a menopausa (60 anos), com aparecimento súbito, sem sintomas, aumento rápido de tamanho, apresenta na ultrassonografia transvaginal com Doppler colorido conteúdo misto (sólido-cístico), com múltiplas vegetações no seu interior, vascularização interna intensa, comprometimento das estruturas ao seu redor (útero, bexiga e intestino), com líquido abundante na pelve e exame de sangue CA 125 muito elevado.