Tensão Pré-menstrual

A tensão pré-menstrual (TPM) é uma síndrome com manifestações físicas, emocionais e comportamentais que ocorre nas mulheres em fase reprodutiva na ausência de doença orgânica ou mental. Esses sinais clínicos ocorrem regularmente durante a fase lútea do ciclo menstrual (após ovulação) e desaparecem ou reduzem significativamente ao término do sangramento menstrual. Os sintomas e seu grau de intensidade podem variar de mulher para mulher. Os sintomas da TPM se distinguem das alterações fisiológicas do ciclo menstrual, pois causam alterações nas atividades diárias da paciente e, geralmente, antecedem a menstruação. 85 % das mulheres apresentam algum grau de TPM, porém apenas 2-10 % apresentam sintomas incapacitantes. Os sintomas podem ser leves ou intensos, incapacitando o dia a dia da mulher.

Sintomas

Para que se caracterize o quadro intenso, chamado de Distúrbios Disfóricos Pré-Menstruais (DDPM), a paciente deve apresentar pelo menos cinco dos seguintes sintomas:

- Depressão importante associada à desilusão ou falta de solução para sua dor;
- Tensão e ansiedade em excesso;
- Importante labilidade emocional;
- Irritabilidade e raiva;
- Diminuição do interesse em atividades do dia-a-dia ou isolamento social;
- Falta de energia; - mudança de apetite (para mais ou para menos);
- Mudança no sono (muito sono ou insônia);
- Sensação de perda do controle;
- Dificuldade de concentração;
- Sintomas somáticos, como distensão abdominal, dor nas mamas, dor de cabeça ou dores nas articulações.

O tratamento de mulheres com sintomas leves deve ser a mudanças em seu estilo de vida, como manter uma dieta saudável, praticar atividade física regular e atividades para redução do estresse. Mulheres com sintomatologia mais intensa devem fazer uso de medicação ( antidepressivos, ansiolíticos, diuréticos, hormônios para bloqueio da menstruação), suplementos e vitaminas (Cálcio, Magnésio, Vitamina B6), além de realizar mudanças em seus hábitos e também uso de terapias alternativas (exercício aeróbico, acupuntura, homeopatia, massagem).