Investigação da Fertilidade Masculina (Espermograma)
No homem adulto ocorre contínua formação de espermatozoides (Espermatogênese) nos testículos. São necessários 90 dias para desenvolver e formar um espermatozoide maduro e levar até o epidídimo (estrutura junto ao terço superior do testículo), aonde são armazenados até o momento da ejaculação. O esperma é levado pelos canais deferentes e pela próstata, se unindo com o líquido produzido pelas glândulas seminais (líquido seminal) formando o sêmen. No momento da ejaculação este líquido sai pela uretra. Esta capacidade de ejaculação de quantidade satisfatória de esperma é o fator mais importante para a fertilidade masculina.
Espermograma:
Exame que avalia o fator masculino da infertilidade. A análise do sêmen é o exame mais importante para avaliar a capacidade reprodutiva do homem. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS,2010) a coleta do sêmen é realizada por masturbação e recomenda-se 3 a 5 dias de abstinência sexual.
Valores normais do Espermograma OMS-2010
Por necessidade de masturbação a coleta do material gera ansiedade e nervosismo e pode influenciar nos resultados. Nem sempre um único exame garante um diagnóstico, sendo necessária a repetição do exame em intervalo de pelo menos 15 dias. Deve ser realizado em laboratório que siga os parâmetros internacionais para a análise do sêmen (OMS).