Obstetrícia

Diabetes Gestacional

O Diabetes Mellitus (DM) ocorre em 7 % das gestantes e apresenta elevação dos níveis de glicose no sangue por deficiência de produção da Insulina, compromete o desenvolvimento fetal causando a macrossomia (fetos grandes devido ao excesso de açúcar no sangue), aumento do líquido amniótico e até morte fetal intra-uterina.

É importante mencionar o impacto do descontrole glicêmico na gestação e os riscos para mãe e para o feto.

Um bom controle glicêmico antes da concepção e mantido durante a gravidez diminui a incidência de abortamentos, malformações fetais e mortes fetais e neonatais, apesar de não eliminar completamente o risco destes eventos.

O DM durante a gravidez pode ser classificado como diabetes mellitus gestacional ou diabetes mellitus prévio à gestação.

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico é feito pela glicemia de jejum >100 mg/dL e pelo Teste de Tolerância Oral à Glicose (TTOG) e deve ser realizado entre 24 e 28 semanas por todas as gestantes. O resultado alterado (1h > 140 mg/dL) indica a necessidade de dieta restritiva de açucares, exercícios físicos para manter a glicose controlada e com acompanhamento nutricional. Nas pacientes com glicose instável o uso da Insulina está indicado.

O controle da glicemia deve ser diário assim como um rigoroso controle do peso corporal. O acompanhamento obstétrico é feito com a Ultrassonografia para o controle do volume do líquido amniótico, peso fetal e morfologia fetal. A Ecografia fetal avalia o coração fetal que pode apresentar malformações. A Dopplerfluxometria não tem utilidade na avaliação da diabetes gestacional. O Parto normal está indicado nas pacientes sob controle e a Cesariana nos fetos muito grandes.