Ginecologia

Vírus do HPV

Vírus do HPV

Vírus do HPV – Câncer do Colo Uterino – Colposcopia

O vírus do HPV (Papilomavírus) é uma das causas mais comuns de doença sexualmente transmissível (DST). Presente em 25 % da população das mulheres sexualmente ativas. Ocorre nos homens e nas mulheres, porém é mais diagnosticado nas mulheres por elas visitarem com mais frequência o ginecologista (exame preventivo anual). Se a paciente realizar o exame preventivo regularmente o risco de câncer invasivo do colo uterino é praticamente zero. O uso do condom (camisinha) é importante não sua prevenção.

Existem mais de 120 tipos de vírus de HPV e a maioria não causa câncer, causam verrugas genitais que são contagiosas. A infecção muitas das vezes é transitória e sem sintomas, o vírus permanece latente sem ser identificado por muitos anos até afetar as células do colo uterino provocando lesões pré-cancerosas. O período de incubação pode variar de semanas a meses. O sistema imunológico da grande maioria das mulheres atua e combate o vírus do HPV e estas não terão verrugas ou lesões das células do colo uterino.

A presença de manifestações recentes do vírus do HPV não significa necessariamente infidelidade, por que pode ser contaminação sexual antiga. Não existe fator genético conhecido para o câncer do colo uterino, porém ocorre mais frequentemente nas pacientes com início da atividade sexual precoce antes dos 16 anos, múltiplos parceiros sexuais, fumantes (nicotina diminui a imunidade), ou associado a DST (Chlamídia,Gonorreia, Sífilis).

Transmissão

A transmissão não ocorre em assentos de vasos sanitários, piscina e roupas íntimas.
O HPV se manifesta como verrugas genitais ou lesões microscópicas das células do colo uterino e são detectadas pelo exame preventivo citológico (Papanicolau) através da coleta de amostras da vagina e colo uterino e pela Colposcopia (exame realizado com microscópico especial chamado Colposcópio, que avalia a genitália externa e interna na pesquisa de lesões da vagina e do colo uterino nas mulheres portadoras do vírus do HPV). Exame este também realizado no homem para pesquisa de lesões do HPV do pênis (Peniscopia) do companheiro sexual da mulher infectada (o exame quando negativo também pode significar que o vírus esteja em estado de latência – “adormecido”).

Subtipos

O HPV apresenta subtipos de alto risco e baixo risco para desenvolver o câncer do colo uterino, (identificados pelo exame Captura hibrida- realizado pela coleta de amostra de secreção do colo uterino). Após a infecção do HPV a maioria das mulheres terá regressão espontânea (varia de 6 - 18 meses), algumas porém apresentarão persistência da doença com progressão para lesões pré-cancerosas e dependentes de fatores imunológicos (Imunidade baixa), podendo desenvolver o câncer do colo uterino. Isto ocorre geralmente de forma lenta (7 – 10 anos). O câncer do colo uterino ocorre mais frequentemente entre os 30 e 55 anos de idade da mulher.

Tratamento

O tratamento das verrugas genitais é realizado com compostos químicos (ácidos) para a destruição das lesões. As lesões pré-cancerosas são avaliadas pela Colposcopia em sua localização, tamanho, forma e aspecto, sendo submetidas a biópsias excecionais que informarão pelo laudo histopatológico a sua gravidade e extensão.

Muitas vezes as Lesões de Baixo grau são curadas na própria biópsia, porém as Lesões de Alto grau exigem biópsias mais amplas chamadas de:

- CAF (Cirurgia de Alta Frequência), com baixo risco, baixo custo, realizada em consultório sob anestesia local, também conhecida como Exérese de Alça Diatérmica;

- LLETZ (Large Loop Excision of the Transformation Zone);

- LEEP (Loop Electrosurgical Excision Procedure), assegurando o diagnóstico e tratamento local da lesão.

Nas lesões subclínicas (ausência de lesões histopatológicas de alto grau) deve ser realizado o acompanhamento uma vez que as lesões podem reaparecer e até o momento não existe medicamento que acabe com o vírus do HPV. Apesar de tratarmos as lesões, o vírus pode permanecer ativo e causar novas lesões, sendo necessária a vigilância para o diagnóstico e tratamento de lesões de alto grau.

Prevenção

Prevenção realizada pela vacina do HPV com o objetivo de evitar o câncer do colo uterino causado pelos principais subtipos do vírus do HPV 16, 18 (causadores do câncer do colo uterino com 98 % de eficácia), e subtipos do vírus do HPV 6 e 11 (causadores de verrugas genitais). Vacina aplicada nas meninas e nos meninos após os 9 anos ( OMS, Organização Mundial da Saúde). Atualmente, cerca de 5% de todos os cânceres do homem e 10% dos da mulher são causados pelo HPV, que atinge mais de 630 milhões de pessoas (uma a cada dez), segundo (OMS).

Copyrights © 2024: Clínica Dr. Maurício Lorenzatto - Todos os direitos reservados
site desenvolvido pela Vioti Comunicação