Mioma uterino

O Mioma uterino (também chamado de leiomioma, fibroma) é um tumor da musculatura do útero, que cresce pelo estímulo dos hormônios ovarianos após o início da atividade hormonal (não ocorre antes do início das menstruações). Mais frequente nas mulheres de raça negra. A sua causa é desconhecida, porém sofre influência dos hormônios Estrogênio e Progesterona, tanto que no período após a menopausa (fim da produção dos hormônios pelos ovários), o mioma diminui de tamanho e tende a atrofiar. Na gestação aumenta de tamanho pelo estímulo dos hormônios da gestação.

Incidência

Incidência alta de até 50 % das mulheres (porém a maioria não apresenta sintomas). Os sintomas são dor pélvica, irregularidade menstrual, hemorragias menstruais, dor nas relações sexuais, aumento do volume pélvico, cólicas menstruais, distúrbios urinários.

O diagnóstico é realizado no exame físico ginecológico (toque vaginal) pelo aumento do volume e tamanho do útero, como também irregularidade da superfície uterina em miomas mais volumosos. A ultrassonografia transvaginal é o exame complementar que melhor diagnostica e avalia o mioma, definindo o seu tamanho, localização, número e forma.

O Tratamento pode ser feito com medicamentos hormonais que causam a diminuição temporária do tamanho do mioma, porém pode voltar a crescer após a parada do tratamento.

Tratamento Cirúrgico

O tratamento cirúrgico é o tratamento definitivo do mioma, pode ser pela extração do mioma ou miomas (cirurgia de miomectomia), ou pela extração dos miomas e do útero conjuntamente (cirurgia de Histerectomia), isto ocorre pela impossibilidade técnica pelo comprometimento total do útero. A embolização vascular e a miomectomia (cirurgia de extração apenas do mioma com conservação do útero) está indicada nas pacientes que querem gestar.