Dúvidas frequentes na gestação
Vitaminas, alimentação e ganho de peso
O ácido fólico ajuda a diminuir o risco de defeitos do tubo neural do feto (coluna) e deve estar sendo usado antes da concepção até o final do 1° trimestre da gestação. O ferro é a vitamina mais importante do pré-natal para evitar a anemia. É fundamental ter uma dieta rica em múltiplas vitaminas para um bom desenvolvimento fetal, entre elas Vitamina C, A, D E, B12, Cálcio, Omega 3, Zinco, Magnésio, Iodo. Muitas destas vitaminas fazem parte de uma dieta baseada em frutas e verduras frescas, proteínas de origem animal (preferência aos peixes), porém existe a necessidade de complementação com vitaminas de uso diário para mantermos o equilíbrio do desenvolvimento gestacional.
O sal deve ser evitado ao máximo, devido a retenção de líquidos que provoca, muito comum no 3° trimestre. Não ingerir álcool, drogas, não fumar e não fazer uso de cafeína em excesso. O ganho de peso total ideal da gestante nos 9 meses é de 9-13 kg, sendo este ganho mais elevado no último trimestre da gestação, por que até o 5° mês o feto tem um crescimento qualitativo (formação dos órgãos e estruturas) e a partir daí o feto está praticamente todo formado e apresenta crescimento quantitativo (ganho de massa corporal e peso).
Cuidados para evitar infecções e alimentos a evitar
A ingestão de alimentos não cozidos (peixes crus, vegetais e frutas) deve ser muito bem avaliada pelas suas características higiênicas e de conservação pelo grande risco de contaminações. A lavagem dos alimentos assim como o seu cozimento diminui os riscos de infecções. A lavagem frequente das mãos principalmente após contato em áreas públicas e após contato com animais evita as infecções.
Como evita náuseas e vômitos
As náuseas e vômitos são muito frequentes no 1° trimestre da gestação ( geralmente até 14 semanas) e são amenizados com a realização frequente de pequenas refeições, nunca deixando o estômago vazio e nunca muito cheio por grandes refeições. Dieta a base de proteína e carboidratos, evitando a gordura. Todo o alimento que causa náuseas deve ser evitado. Casos de maior intensidade fazer uma dieta líquido-pastosa, evitando a desidratação e perda de peso e usar medicamentos antieméticos orais. Quando ocorre o agravamento dos vômitos é necessário o uso de antieméticos injetáveis com hidratação venosa sob internação.
Constipação
A constipação é uma queixa comum entre as mulheres e que se agrava na gestação pela alteração da função intestinal, com lentificação e pela compressão do volume uterino sobre o intestino, provocando frequentemente no final da gestação crise de hemorroida. A gestante deve beber muita água, fazer dieta anticonstipante (abundancia de frutas, verduras, fibras, evitar carne vermelha) e atividades físicas ( natação, hidroginástica, caminhadas). Uso de substâncias laxativas e supositórios podem ser necessários.
Atividade física, atividade sexual, viagens aéreas
A atividade física (aeróbica) é saudável para a gestante é deve ser feita regularmente mínimo 40 minutos 3x/semana, por exemplo: natação, ginástica, hidroginástica caminhadas, sendo contraindicadas atividades de grande impacto, como musculação, corrida, bicicleta, “spinning”, lutas, mergulho, equitação entre outras.
Atividade sexual não está contraindicada, apenas nas gestantes com problemas de cólica frequente, sangramento vaginal, placenta baixa ou infecções.
As viagens aéreas são livremente permitidas em gestantes normais até o 7° mês com parecer médico, usando meia compressiva e realizando caminhadas a cada duas horas de repouso durante o vôo. O cinto de segurança deve ser sempre usado pela gestante.
Secreção vaginal (“corrimento”)
Na gestante ocorre o aumento das secreções de todas as glândulas do corpo, com maior oleosidade da pele e cabelos, mais transpiração (calor e suor), maior salivação e maior umidade vaginal, muitas vezes confundindo com infecções, não sendo necessária nenhuma medicação ou ducha vaginal, apenas cuidados higiênicos. Existe uma mucosidade amarelada, abundante, sem odor e sem ardência. Muito comum é a infecção por fungos da vagina (Candidíase) devido a uma alteração do pH vaginal que é tratada com cremes vaginais, sem contraindicação para a gestante.
Medicamentos permitidos
Na gestação devemos evitar o uso de medicações. Todo o medicamento usado pela gestante deve ser antecipadamente verificado com o Obstetra, porém como analgésico o Paracetamol (Tylenol) está permitido, assim como antiácidos, substâncias salinas de hidratação nasal e oral.
Tinturas e tratamentos do cabelo
Não existem estudos que o uso de produtos no cabelo possa causar problemas para a gestante e o feto. As tinturas químicas devem ser evitadas quando existe a possibilidade de reações alérgicas a gestante, porém nada está provado em relação ao feto.
Quanto tempo posso trabalhar?
Não existe a necessidade do abandono do trabalho antes do parto. Só está indicado o repouso em condições de complicações da gestação.