Exame Preventivo Ginecológico Anual
O Exame Preventivo Ginecológico Anual, tem o objetivo do rastreamento das doenças ginecológicas da mulher (mamas, útero, ovários, trompas, vulva, vagina), do acompanhamento da normalidade do ciclo menstrual e seus sintomas, anticoncepção, fertilidade, doenças sexualmente transmissíveis, vacinas, sexualidade, período do climatério e menopausa (hormônios ), e oportunidade para o acompanhamento do estado clínico geral da mulher (como avaliação do estilo de vida, alimentação, peso, atividade física, stress, função intestinal, função tireoidiana, pressão arterial, glicose, infecção urinária, cálculos renais, cálculos da vesícula biliar).
Realizado anualmente com avaliação da história clínica ginecológica e direcionado conforme a idade, através do exame físico (mamas, abdome, genitália externa e interna). Coleta do exame Papanicolau ( citologia, amostra das células da vagina e colo do útero para a pesquisa do câncer do colo uterino) .
Exames complementares laboratoriais:
Dosagens hormonais dos ovários e tireoide, pesquisa de doenças sexualmente transmissíveis, anemia, níveis do colesterol e triglicerídeos, vitaminas, função hepática, glicose, exame de urina e fezes.
Exames complementares de imagem:
Ultrassonografia mamária, transvaginal ou pélvica, tireoide, abdome e vias urinárias, Mamografia anual após 40 anos (para o rastreamento do câncer de mama).
O período da infância – adolescência - adulta jovem é importante para o acompanhamento do desenvolvimento das caraterísticas físicas sexuais que evoluem com o crescimento estatural, o início da menstruação (pode ocorrer normalmente após os 9 anos de idade ), o desenvolvimento mamário e pelos pubianos. Não existe necessidade de coleta de exame Papanicolau na jovem sem atividade sexual. Devem ser aplicadas as vacinas para Hepatite A e B, Rubéola, HPV e Tétano. Orientação da anticoncepção e das doenças sexualmente transmissíveis. Orientação dos sintomas do período menstrual, das rotinas higiênicas genitais e da necessidade de avaliação ginecológica quando da presença de distúrbios menstruais.