Cólica Menstrual (Dismenorreia)

Cólica Menstrual (Dismenorreia)

A Dismenorreia (cólica menstrual) caracteriza-se por dor intensa, sob forma de cólica, durante a menstruação, no baixo ventre ou região lombar. É causa de prejuízos econômicos devido à perda de horas de trabalho e/ou diminuição na produtividade das mulheres acometidas.

A dismenorreia primária, diferente da secundária, não está associada a uma doença orgânica pélvica, mas certamente a um processo patogênico em nível bioquímico. A dismenorreia secundária ocorre nas mulheres com miomas, endometriose, cistos ovarianos, pólipos, processos aderências da pelve, após cirurgias ou infecções pélvicas.

Várias evidências apontam o endométrio como responsável pela dismenorreia, devido ao aumento na produção de substâncias chamadas prostanóides (prostaglandinas), e também pelo desequilíbrio entre seus componentes.

Tratamento

No tratamento da dismenorreia primária devem ser usados analgésicos anti-inflamatórios não hormonais (Ibuprofeno, diclofenaco, acido mefenâmico), e nas mulheres sem resposta a esta terapia o bloqueio menstrual com uso de hormônios é o tratamento (orais, DIU, injetáveis, implantes subcutâneos). A dismenorreia secundária deve ser tratada conforme a sua causa.

Copyrights © 2024: Clínica Dr. Maurício Lorenzatto - Todos os direitos reservados
site desenvolvido pela Vioti Comunicação